Pratos

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Arroz - tipos de arroz

O arroz é cultivado há mais de 5 mil anos e é um dos alimentos mais consumidos do planeta. Aqui  exponho as variedades mais populares

Arroz carolino - Um sabor português



 Versátil, de cozedura rápida, absorve muito fácilmente os sabores dos outros alimentos. Acompanhamento de carnes e peixes, com feijão, grelos, pimentos e ainda como sobremesa.

 Arroz agulha


Branco, de sabor suave e cozimento rápido. Ideal para pratos de arroz solto e para consumir frio.
Existe o Europa (o mais comum); o Uruguai (grão mais longo e fino); Basmati (origem asiática e cor muito branca, ideal para acompanhar pratos indianos. Quando cozido, tem um perfume adocicado e amendoado. Retém água durante o preparo, o que não altera muito o seu tamanho normal, e não empapa. ) e Thai (origem asiática, apresenta aroma a jasmim, ideal para pratos asiáticos e saldas de arroz e fruta e sementes).

Arroz vaporizado

Sujeito a um tratamento especial durante o descasque, que lhe confere um tom amarelado e aspecto brilhante. Fica sempre leve e fofo.

Arroz Carnaroli

Variedade de arroz italiano com bastante goma, adequado à prepração de risotto.

Arroz integral

Arroz não branqueado, muito usado na cozinha macrobiótica, em receitas geneterianas e em saladas. Apresneta um valor nutricional superior ao arroz branqueado.







Sem comentários:

Enviar um comentário

Palpites gostativos