Pratos

sábado, 18 de abril de 2015

Molho Holandês



O Molho Holandês (Hollandaise), ao contrário do que o nome indica, é originário da França e um dos grandes trunfos da culinária do país. Pertence a um grupo de molhos emulsionados, que são dois líquidos que não se misturam e, portanto, podem se separar e desandar a receita. Para isso não acontecer, a dica é que todos os ingredientes estejam na mesma temperatura. Ele também serve como base para diversos outros. E eu adoro!

Ingredientes

1 colher de sopa de vinagre de maçã
1/2 de pimenta do reino em grãos
2 gemas
200g de manteiga
1/2 limão
sal

Preparação

Parta os grãos da pimenta, coloque numa panela e leve ao lume baixo (70º) com o vinagre. Desligue quando ferver. Peneire, reserve o líquido e descarte a pimenta. Derreta a manteiga e reserve.  Adicione as gemas, duas colheres de água ao vinagre e misture bem por três minutos. Leve tudo ao banho maria. Vá mexendo e acrescente a manteiga em fio contínuo. Deixe o molho ir encorpando, mas sem ferver. Tire do lume e acrescente limão, sal e pimenta a gosto.



Dica importante:
  • Se os ovos estiverem mais quentes que a manteiga, o molho pode parecer talhado. Mexa bem até recuperar a consistência.
  • Se a manteiga estiver mais quente que o molho, as gemas cozinham depressa e podem parecer ovos mexidos. Para tentar recuperar, acrescente rapidamente um pouco de água fria ao molho e retire do banho-maria, batendo vigorosamente até ficar liso novamente. 
Se colocar 
60g de cebola picada
75g de estragão picado

E tem molho holandês para carnes

Sem comentários:

Enviar um comentário

Palpites gostativos